Governador Valadares, também conhecida como Princesa do Vale, está situada no leste do Estado de Minas Gerais e localizada na meso-região do Vale do Rio Doce. A cidade foi fundada em 1938 e conta atualmente com uma população aproximada de 255.641 habitantes. (fonte: IBGE-2002). Estima-se que 33.000 habitantes emigraram para os EUA à procura de emprego. (VEJA, 02/04/97).

Valadares é dotada de inúmeras e belíssimas praças, destacando-se a Praça dos Pioneiros e a Praça Serra Lima, ambas no coração da cidade. Possui um amplo potencial comercial, contando inclusive com um shopping digno das grandes cidades (GV Shopping). Há em toda cidade, clubes bem estruturados para atender a população com: quadras, campos de futebol, piscinas, restaurantes e bares, além de outras atrações. A sua  vida noturna é bastante ativa, com festas tradicionais durante todo o ano.

A cidade é praticamente plana, o que faz da bicicleta um dos mais importantes meios de transporte sendo utilizada para trabalho, lazer e esporte. Por isso é fácil perceber a imensa quantidade de ciclistas  transitando no centro e nos bairros.

A altitude máxima é de 1123m, Pico da Ibituruna, e a altitude mínima de 170m na foz do Rio Doce - (fonte: INDI). As torres avistadas no Pico da Ibituruna são das rádios e televisões locais, e ao centro destas, pode ser observado a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade. A extensão territorial atinge 2.447 km2 - (fonte: INDI). O clima é tropical semi-úmido com média anual de 24.6 ºC, a média máxima anual chega a 28.7 ºC e a média mínima atinge 18.3 ºC - (fonte: INDI). Densidade Demográfica: 80,19 hab/km2 - (Fonte IBGE). PIB (Produto Interno Bruto): PIB Total - R$ 536.758.250,21 , PIB/Habitante - R$ 2.221,54  (Fonte: fundação João Pinheiro).